10 Características de Empreendedores Bem Sucedidos

homem de negocios bemsucedido

Como já diz o velho ditado, conselho, se fosse bom, era vendido. E para quem pretende trilhar o caminho do empreendedorismo, aprender com a experiência dos outros pode ser muito importante para evitar erros básicos de quem está iniciando sua jornada nos negócios.

E se nem todo conselho é bom o bastante para seguir, pelo menos a voz da experiência é uma coisa que vale a pena ouvir antes de dar os primeiros passos. Por isso, listamos abaixo 10 características de alguns dos maiores empreendedores do Brasil. Mais do que aconselhar, a ideia aqui é oferecer a você a possibilidade de entender como os grandes empresários montaram seus impérios.

 Apresentando as características de Sucesso

 01. Empreender é correr riscos – Não é porque você tem medo de altura que não vai precisar uma vez ou outra subir em uma escada para trocar uma lâmpada. Da mesma forma, embora o caminho seguro seja o preferido quando o assunto é investimento financeiro, algumas vezes será preciso superar o receio. Saiba os momentos certos de ser um pouco mais ousado. E caso o caminho pareça escuro, mas as recompensas pareçam interessantes, talvez seja o momento certo para correr alguns riscos.

 02. Tenha coragem para sair do plano – Sabe aquele livro ou aquele filme com história previsível, que você sabe como acaba antes de acabar a introdução? Infelizmente, o mundo dos negócios não é assim. Estipular planos, tabelar custos, mensurar resultados e criar uma estratégia de negócios é imprescindível, mas, algumas vezes, situações imprevistas levam a novas oportunidades ou dificuldades. Tenha coragem e encare seu plano. Se for o caso, mude suas expectativas.

 03. Tenha seus objetivos claros em mente – Evite a armadilha de deixar a vida te levar. Saiba de onde você vem e até onde você quer ir. Trabalhando com metas, é mais fácil saber em que altura você está nos seus planos, e quanto será possível conquistar a mais ou a menos das expectativas que você tinha no início de sua empreitada.

 04. Preocupe-se com a qualidade do que você entrega – Hoje em dia, clientes não são fiéis. Qualquer erro é inadmissível. Nos primeiros passos no caminho do empreendedorismo, você precisará provar que é digno da confiança dos seus clientes. Por isso, seu produto ou serviço deverá ser impecável. A qualidade fará seu nome. Seja para o bem ou para o mau.

 05. Respeite seu cliente – Um erro muito comum do ser humano é tentar nivelar as pessoas para cima ou para baixo, nunca no mesmo nível. Respeitar o seu cliente vai muito além de um bom atendimento. É preciso saber ouvir, entender o que ele quer e respeitar sua inteligência. O atendimento que você oferece dirá quem você é. Já o respeito pelo seu cliente dirá até onde você pode chegar.

Saber ouvir importa. E aprender também.

 06. Aprenda com as dificuldades – Já diz o ditado que errar é humano, persistir no erro é burrice. Se você já teve uma situação delicada, aprenda como lidar com ela. Caso ela apareça novamente, será mais fácil superá-la. Aprenda tudo que você puder com as dificuldades, e não pense duas vezes na hora de usar o que aprendeu ao seu favor.

07. Acredite em seu potencial – Se você não acreditar em você mesmo, quem acreditará, correto? Tenha uma visão clara a respeito de suas habilidades e saiba utilizá-las ao máximo. Mesmo quando ninguém acreditar em você é o seu potencial que fará a diferença. Essa é uma briga sua, e só você pode vencê-la.

 08. Goste do que você faz – Mais do que gostar de dinheiro, você precisa gostar da forma que vai ganhá-lo. Sendo interessado naquilo que faz, é mais fácil ter novas ideias, ver onde as dificuldades aparecem e encontrar novas formas de superá-la. O ditado que eu tenho para este item é “goste do que você faz e não precise trabalhar nem um dia na vida”.

 09. Quanto melhor a preparação, melhores são os resultados – Aqui é que mora o perigo. Você pode confiar no seu potencial e ter coragem para arriscar, mas sem preparação, seus objetivos ficam mais longe. Estudar o mercado que você atua, conhecer seu público e ter uma proposta sólida para oferecer viabiliza qualquer projeto. Estude antes de começar. E, depois, estude para não estacionar.

 10. Supere os matadores de sonhos – Aqui é onde reside a diferença entre grandes empreendedores e os que ficam pelo caminho. Muitos dirão que é difícil e poucos farão críticas construtivas. Saber ouvir é importante, mas selecionar a informação é ainda mais. Fique atento e não deixe a peteca cair. Sua confiança deve superar qualquer retorno negativo por parte das pessoas.

Curtiu? Compartilhe!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>