Alguns Cuidados ao se Abrir uma Franquia

abrir uma franquia

O sistema de franchising, ou seja, de franquias, está em grande crescimento no Brasil, e é excelente opção para novos investidores e empreendedores, já que se trata de um tipo de negócio que promete retorno rápido e, dependendo do investimento, altas taxas de lucratividade. Além disso, é possível ter uma franquia com capital a partir de R$ 1 mil, o que significa dizer, também, que as franquias são opção para as pessoas que sempre desejaram a autonomia, mas possuem pouco capital inicial. Nesse artigo, responderemos a algumas perguntas essenciais para quem quer saber mais sobre como abrir uma franquia.

  •  Cabe no orçamento?

Ao investir em uma franquia, primeiramente analise se o custo mensal dela cabe no seu orçamento e se está de acordo com a quantia que você pode investir. Existem diversos modelos e categorias de franquias e micro franquias – são as dos segmentos de beleza, vestuário, saúde, estética, limpeza, alimentação e muito mais. Procure pelas franquias que possuem um capital inicial coerente com o quanto você tem para investir.

É muito importante que, ao investir em um novo negócio, você opte por uma franquia que possua um preço de manutenção que você pode suprir. Muitos empreendedores têm o seu negócio prejudicado por investirem em franquias sem pensarem no prazo de retorno, que sempre deve ser informado pela franqueadora. Fique atento.

  •  O Prazo de Retorno

As franqueadoras informam qual é o prazo de retorno do capital inicial investido em cada franquia. Cada tipo de negócio possui um prazo de retorno diferente, já que cada tipo de comércio funciona de formas diferentes e que depende, também, do capital investido. No geral, as franquias de baixo custo possuem um prazo de retorno rápido, algumas com retorno em até seis meses de funcionamento.

Fique atento a esse prazo, porque, ele é essencial para o planejamento do seu empreendimento. Além do prazo de retorno, as franqueadoras também fornecem as informações sobre o custo total do negócio, investimento inicial e rendimento mensal. É essencial que você preste atenção nesses itens, pois eles nortearão todos os seus índices de lucratividade.

  •  Lucro menor

O sistema de franchising tem o investimento como um dos principais índices relativos à lucratividade de sua franquia. As pequenas franquias, obviamente, possuem um índice menor de lucratividade em relação às grandes franquias. Ou seja, quanto maior o seu investimento, maior será o seu lucro. No entanto, a vantagem das franquias de baixo custo é que se trata de uma excelente oportunidade de negócio para pequenos e novos empreendedores, que desejam começar a atuar no segmento investindo pouco e adquirir experiência com o tempo.

Como o Brasil vive um momento de expansão na rede de comércios e franquias, na qual o público consumidor está aquecido e cada vez maior, as pequenas franquias são sucesso por onde passam e representam uma excelente oportunidade de começar a lucrar de forma rápida e sem riscos. As lojinhas da Cacau Show e o Carrinho da Brahma são exemplos de pequenas franquias que dão muito certo.

  •  Comparar taxas e prazos

Como já dito neste artigo, todas as informações sobre o funcionamento da franquia são fornecidas pela franqueadora antes de você assinar qualquer contrato. Compare as taxas do negócio no qual você tem interesse e analise se esses valores estão de acordo com o quanto você pode investir. Cada franquia possui uma taxa diferente, é importante que você invista em um empreendimento em que pode arcar com as despesas de uma forma segura. Portanto, faça as contas!

Analise também os lucros, que começam a aparecer de forma líquida após o prazo de retorno. O lucro é a parte mais interessante do negócio, pois as franquias possuem, dependendo do investimento, altas taxas de lucratividade, o que significa que você investiu em um negócio que oferece uma renda mensal alta. Todas as franqueadoras oferecem as planilhas para que você possa conferir qual é o valor do lucro mensal. A relação entre as taxas e os lucros da franquia são os componentes principais do valor da sua lucratividade. Os prazos também variam de acordo com cada sistema de franchising.

Curtiu? Compartilhe!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

    Aprenda a Montar Seu Negócio do Zero, Online ou Offline, com Pouco Investimento e Retorno Garantido!

    E-book gratuito ensina os passos para ganhar dinheiro seguindo modelos estabelecidos no sistema que não para de crescer no Brasil!

    • Quais são as vantagens desse sistema
    • Como escolher o negócio ideal para você
    • Quais são as características necessárias para o sucesso