Considerações ao se Investir numa Franquia

investir numa franquia

 

Investidores, empreendedores e pessoas à procura de novas oportunidades encontram em franquias o plano ideal de investimentos em longo prazo com retorno seguro. Porém, antes de fechar negócio para investir numa franquia com a marca X ou Y, pesquisar muito e conhecer as variantes que envolvem o mercado que você pretende entrar é indispensável. Esteja preparado para qualquer adversidade, e saiba identificar as grandes oportunidades que se apresentem à sua frente. Mais do que saber investir, ser empreendedor é saber a hora certa de evitar roubadas.

 Antes de abrir a franquia, analise todas as possibilidades

Existem várias considerações importantes que você deve fazer antes de abrir sua própria franquia. Com uma análise sincera e madura, coloque os seguintes pontos na balança antes de bater o martelo:

• Conheça a empresa da qual você pretende abrir uma franquia - é o sonho de muita gente ter uma franquia sob a bandeira de uma franchising já consolidada no mercado. Além de retorno rápido, a segurança do investimento faz toda a diferença nestes casos. Por outro lado, o investimento inicial para abrir um projeto desses é alto, quase sempre acima do que realmente vale. Muito cuidado com esses casos para não dar um passo maior que as pernas.

• É mais fácil abrir uma franquia em um ramo que você já conhece – cada tipo de negócio tem suas variantes. Meses de baixa, problemas com estoque, renovação de contratos, rotatividade de funcionários e outras questões legais podem fazer uma grande diferença no balanço das contas. Por isso, se for em um ramo que você já está habituado, é mais fácil manter a rotina, sabendo exatamente onde é preciso apertar e onde é possível investir com mais ousadia.

• Cuidado com a saturação do mercado – estima-se que existam mais de 8.000 oportunidades de franquias só no Brasil, e essa conta aumenta a cada dia. Antes de escolher o ramo no qual você entrará, analise se a região que você instalará a franquia já não está saturada do seu ramo de negócios. Se for o caso, estude outro endereço, ou novas possibilidades de investimento.

• Faça uma análise sincera de você mesmo – quais suas principais características? Se você se dá bem com pessoas, por exemplo, tente usar isso ao seu favor. Neste caso, invista em franquias que exigem o contato direto com as pessoas, favorecendo este seu perfil. Na outra via, se você é um pouco mais introvertido, soluções relacionadas às webfranquias podem ser o melhor caminho.

Para este último item, especialistas de marketing chamam esta análise de SWOT, ou seja, pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças (strengths, weaknesses, opportunities e threats em inglês). Ao realizar este tipo de pesquisa, ficará mais fácil identificar o melhor caminho para seus investimentos e qual a melhor solução para a franquia que você pretende abrir.

Atenção à burocracia

Ao escolher a marca que você irá representar com uma franquia, o contato com a administração da franchising é a primeira coisa a se fazer. Após os contatos iniciais, caso a empresa tenha um sério comprometimento com o seu empreendimento, ela prestará todo o direcionamento e assistência para adquirir a filial em sua cidade, com um estudo das regiões para decidir o melhor local para sua loja. Mesmo assim, existem responsabilidades que cabem exclusivamente a você. Portanto, muita atenção à legislação referente às franquias:

• Provavelmente será necessário abrir uma empresa. Seu CNPJ dará acesso a estoque, importação, arrecadação e outras questões indispensáveis relacionadas à logística. Apesar da assistência, você terá que realizar este processo sozinho, já que vai do seu interesse a abertura dessa empresa.

• Muita atenção à COF. Existe um documento chamado Circular de Oferta de Franquia (COF). Ele é responsável por esclarecer todos os pontos de um contrato: investimento, perfil ideal do franqueado, histórico da franqueadora e outras informações relevantes. Sem este documento, recuse as investidas de qualquer empresa.

Para facilitar sua empreitada rumo ao empreendedorismo, existem órgãos que estão prontos para esclarecer suas dúvidas. Contudo, a pesquisa continua sendo o melhor para seu investimento não ter erro. Além de cursos do SEBRAE e da própria franchising, converse com outros franqueados e tenha uma noção real de tudo aquilo que o caminho do empreendedorismo reserva para você.

Curtiu? Compartilhe!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

    Aprenda a Montar Seu Negócio do Zero, Online ou Offline, com Pouco Investimento e Retorno Garantido!

    E-book gratuito ensina os passos para ganhar dinheiro seguindo modelos estabelecidos no sistema que não para de crescer no Brasil!

    • Quais são as vantagens desse sistema
    • Como escolher o negócio ideal para você
    • Quais são as características necessárias para o sucesso