O Que Faz uma Franquia de Sucesso?

franquia de sucesso

 

O sonho de muitos brasileiros é ter o próprio negócio. Um dos caminhos mais fáceis para alcançar esse objetivo é adquirindo uma franquia. A franquia é uma empresa que já deu certo, tem uma marca consolidada no mercado e é um investimento menos arriscado que começar uma empresa do zero. É por toda essa segurança que muitas pessoas têm optado por esse modelo de negócio. Mas, você sabe o que faz uma franquia de sucesso? Neste artigo vamos listar as principais características necessárias.

 Aprenda como funciona o sistema de franquia

O primeiro passo para ter uma franquia de sucesso é entender como esse modelo de negócio funciona, afinal, compreender a estrutura é essencial para ter o retorno esperado. Esse sistema não deixa de ser um negócio próprio, porém ele é administrado em conjunto, por isso é necessário ter um bom nível de segurança tanto do lado do franqueado quanto do franqueador. Sem essa segurança é quase que impossível prosperar.

 Converse com outros franqueados

Antes de sair investindo o seu dinheiro, é essencial conversar com outros franqueados para saber se o franqueador realmente cumpre tudo aquilo que promete, se ele dá assistência e se os franqueados estão satisfeitos com o negócio. A dica é ir para cidades vizinhas para conhecer as lojas da rede, assim você terá uma ideia real de como as coisas funcionam na prática.

Seja empreendedor

Como o sistema de franquia já é formatado, o franqueado terá acesso a todas as informações necessárias para prosperar, porém, a atitude empreendedora pode fazer com que o sucesso seja ainda maior. Em outras palavras, os empreendedores se doam mais na hora de aprender toda a teoria.

 Não se esqueça da rede para ter uma franquia de sucesso

Para ser um empreendedor de sucesso é necessário ter mais que um bom relacionamento com o franqueador, também é preciso saber como a rede funciona. A palavra-chave é “colaboração” para trazer novidades e ajudar a rede a crescer como um todo.

Sazonalidade

Muitas empresas fecham durante a baixa temporada, por isso é importante se preparar para lidar com esse momento. A dica é ter um estoque bastante organizado e fazer promoções sempre que possível.

Aprenda a ser um líder exemplar

Mesmo a franquia seguindo uma formatação, é necessário dar exemplo aos funcionários. De acordo com os especialistas em franquias, o dono precisa estar sempre perto dos funcionários e participar do dia a dia da empresa. Também é importante cumprir horários, tratar os funcionários com respeito e ser compreensivo dentro dos limites aceitáveis.

O poder do bom atendimento

Se você quer comprar uma franquia, é necessário saber que os clientes já têm conhecimento sobre os produtos, porém se a qualidade do atendimento não for boa eles buscarão produtos parecidos na concorrência. Tenha em mente que é importante estar junto com o cliente na loja, afinal, ele precisa ser muito bem atendido já que escolheu o seu estabelecimento para comprar.

Divisão de papéis

É comum haver confusão sobre os direitos e deveres do franqueado e do franqueador, por isso é de extrema importância que tudo seja esclarecido antes do fechamento do contrato, pois só assim é possível pensar em avanços a médio e longo prazo.

Potencial de expansão

Para ter uma franquia de sucesso é necessário verificar a possibilidade de expansão para não dar o passo maior que a perna ou criar expectativas de crescimento que não podem se concretizar.

 Potencial de mercado

Mesmo tratando-se de franquia é necessário avaliar qual o potencial de mercado da sua cidade, pois pode ser que mesmo uma marca famosa seja rejeitada. Verifique quais são os seus concorrentes e qual o perfil dos seus clientes em potencial. Em geral, não é indicado abrir franquia em cidades com menos de dez mil habitantes, pois o potencial de clientes é menor que o necessário para dar o retorno desejado.

 Aceite as regras

Comprar uma franquia e querer mudar as regras sem o consentimento da rede é uma das piores coisas que você pode fazer, tanto que na maioria dos contratos isso é considerado motivo para desfazer a parceria. A franquia é um modelo pronto e testado, você pode sempre sugerir mudanças, porém deve ter autorização para colocá-las em prática, pois usará uma marca “emprestada”.

 

Curtiu? Compartilhe!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

    Aprenda a Montar Seu Negócio do Zero, Online ou Offline, com Pouco Investimento e Retorno Garantido!

    E-book gratuito ensina os passos para ganhar dinheiro seguindo modelos estabelecidos no sistema que não para de crescer no Brasil!

    • Quais são as vantagens desse sistema
    • Como escolher o negócio ideal para você
    • Quais são as características necessárias para o sucesso