Perfil do Empreendedor de Sucesso

empreendedores

 

O empreendedorismo se trata, basicamente, do desenvolvimento de novos produtos, serviços ou negócios. Você pode ser um empreendedor vendendo produtos que já existem, abrindo e administrando seu próprio comércio. Esse é o destino procurado por muitos indivíduos que sonham em trabalhar para si mesmos, com aquilo que gostam e com total flexibilidade de horários. É o desejo daqueles que querem mais do que simplesmente cumprir ordens e seguir uma rotina profissional, mas se permitirem criar e inovar.

Características de um Empreendedor

  • A inovação e a criatividade, portanto, são palavras que devem estar no vocabulário de qualquer pessoa que pretenda exercer o empreendedorismo. Afinal, em todos os segmentos de mercado já existem muitas opções disponíveis, por isso, quem quer realmente se destacar e ganhar dinheiro precisa trazer propostas diferentes. Coloque-se sempre na pele dos seus clientes para entender o que eles precisam e que ainda não é oferecido, ou que não é oferecido de forma satisfatória.
  • Além do espírito inovador, um bom empreendedor é aquele que busca sua auto realização e, para isso, sabe que o comprometimento também é fundamental desde as primeiras etapas. Para que o negócio que você quer começar tenha mais chances de fazer sucesso, o primeiro passo é realizar uma pesquisa aprofundada no mercado que será atendido, para trazer um produto ou serviço com as características que agradam o público. Ter atenção e compromisso desde o início é importante para o sucesso.
  • A persistência também deve sobrar para o empreendedor, afinal, qualquer negócio leva certo tempo para começar a trazer retornos, e esse período pode variar de acordo com uma série de fatores. Por isso, faça uma análise mensal das despesas e dos ganhos, para analisar se o seu negócio está progredindo ou não. Se por acaso não estiver, é o momento de fazer as adaptações necessárias. De qualquer modo, é necessário persistir sempre.
  • O planejamento pode ser capaz de mudar os rumos de qualquer negócio para melhor. Seja na área financeira, de divulgação ou qualquer outra, planejar significa dinamizar a capacidade de resposta do empreendedor. Você estará preparado para os imprevistos que podem surgir e saberá reagir a eles impedindo que prejudiquem seu empreendimento, caso haja esse planejamento.
  • Por fim, saber correr riscos e aproveitar as oportunidades assim que surgirem são outros aspectos cruciais que compõem o perfil de um bom empreendedor. Qualquer negócio é feito de riscos, pois pode ser um sucesso ou fracassar, é necessário aceitar e saber lidar com essa realidade. Portas irão se abrir o tempo todo, e você deverá ter a sensibilidade para entender quando se trata de uma boa oportunidade de crescimento.

Como iniciar um empreendimento?

Se você tem perfil empreendedor, já pode começar a planejar seu negócio. Caso não tenha se encaixado nas principais características, mas queira ter sua loja ou empresa, ainda é tempo de estudar, participar de workshops e desenvolver seu lado de gestor! O importante agora é saber como fazer para iniciar de fato o empreendimento.

Muitos indivíduos não têm muito dinheiro para investir e não estão com uma ideia totalmente nova pronta para ser concretizada. Nesses casos, a melhor alternativa talvez seja procurar uma franquia de baixo custo. As franquias são formas de administração em que uma empresa ou marca cede para os chamados “franqueados” o direito de comercializar os produtos ou prestar os serviços dessa marca em questão.

Por exemplo, se você adquirir uma franquia Cacau Show, vai abrir uma loja para vender os produtos dessa marca. Note que a empresa já existia, já havia conquistado os seus clientes e se posicionado no mercado, portanto, as chances da sua franquia fracassar e precisar ser fechada diminuem muito. Além disso, existe uma grande quantidade de franquias de baixo custo, por meio das quais, investindo pouco dinheiro, você abre um negócio de sucesso, muitas vezes, por menos de R$ 50 mil.

O segredo sempre é combinar dois fatores: trabalhar em um segmento que você goste e que esteja em evidência, que tenha chance de crescer. Dessa forma, você será um empreendedor de sucesso, satisfeito e realizado, tanto financeiramente, quanto pessoalmente. Para chegar a esse nível, é necessário retomar todos os aspectos citados anteriormente, pesquisando sobre o mercado, assumindo os riscos, sendo persistente e, acima de tudo, comprometido.

Curtiu? Compartilhe!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

    Aprenda a Montar Seu Negócio do Zero, Online ou Offline, com Pouco Investimento e Retorno Garantido!

    E-book gratuito ensina os passos para ganhar dinheiro seguindo modelos estabelecidos no sistema que não para de crescer no Brasil!

    • Quais são as vantagens desse sistema
    • Como escolher o negócio ideal para você
    • Quais são as características necessárias para o sucesso